segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Fique por dentro da orquestra. Conheça o repertório atual da Camerata.

A formação utilizada pela Camerata hoje nos permite trabalhar uma grande parte do repertório escrito para música de câmara, indo desde peças do período barroco a composições modernas e contemporâneas. Por isso, o repertório da Camerata neste segundo semestre começa com o ilustre compositor Frederick Delius.

Frederick Delius (1862-1934)
   Nascido na Inglaterra da segunda metade do século XIX, em uma abastada família de mercadores, Delius passou a maior parte de sua vida na França, tendo viajado também para a Florida (aonde administrava uma plantação de laranjas), e escrito uma peça intitulada "I-Brasil". Sua obra é marcada pela influência da música afro-americana, e de compositores europeus como Wagner e Grieg, tendo como característica o uso de uma harmonia cromática. A camerata estará apresentando duas peças deste compositor moderno: "On Hearing the first cuckoo in Spring" e "Summer night on the river", ambas com gravações postadas a baixo:


Outro compositor que estaremos apresentando pela primeira vez na Camerata é o "austríaco" Franz Schubert. Não faremos uma peça completa deste compositor, mas levaremos ao palco um dos movimentos de sua sinfonia intitulada "Trágica", o andante da Sinfonia n. 4. Que será seguido pela Romanze da Sinfonia n.4 de Robert A. Schuman, ambos movimentos lentos e extremamente melódicos, com um característico tratamento dos timbres, como se pode esperar de um compositor do período romântico. Ouça as gravações a baixo:


Apesar de ter tido uma vida curta, morrendo aos  31 anos Franz Schubert (1727-1828) nos deixou um legado de mais de seiscentas obras, marcando o final do classicismo e início do romantismo com seu estilo lírico, melódico e imaginativo, bem expresso no segundo movimento de sua Sinfonia n.4.
    
Ao contrário de Schubert, Robert Schumann se caracterizou como um compositor romântico desde suas primeiras obras. Influenciado por Beethoven e Schubert dentre outros, apresenta uma música extremamente poética e imaginativa, sendo neste sentido herdeiro do estilo de Schubert, e também um grande compositor de canções.
Ainda neste repertório, a Camerata apresentará a Sinfonia n.70 de Joseph. Haydn, e dois movimentos do famoso balé "O lago dos cisnes" de Tchaikovsky.
Haydn, 1732-1809
Tendo uma vida excepcionalmente longa, principalmente para os padrões da época, Haydn foi o principal nome do classicismo vienense. Foi mestre de grandes compositores como Mozart e Beethoven, pai da forma no classicismo, e de formações instrumentais como a orquestra sinfônica e o quarteto de cordas. Deixando uma obra imensa de mais de 700 títulos, dentre eles 108 sinfonias e 83 quartetos de cordas. 


Dividida em 4 movimentos (Allegro-Andante-Minueto-Presto finale) a sinfonia n.70 é uma das poucas do compositor escrita em tom menor, e apresenta o uso característico do contraponto no moviento II (Andante) e IV (Presto finale).

Já o russo Pior Llitch Tchaikovsky se caracterizou como um compositor do auge do romantismo, tendo escrito operas, sinfonias, concertos e balés que demonstram o uso das longas passagens melódicas e dramáticas caras a música do compositor. Dentre suas obras mais famosas e executadas está o balé intitulado "O lago dos cisnes" que será apresentado neste programa. No entanto, esta obra não foi escrita para ser executada por uma camerata, mas sim por uma grande orquestra, por isso a Camerata apresentará apenas dois movimentos, que podem ser feitos com pequena instrumentação, ambos com gravações postadas a baixo:






No decorrer da programação deste segundo semestre o núcleo de cordas da Camerata abrirá alguns concertos com peças do período barroco como o Concerto Grosso em ré de Vivaldi, o Concerto n. 5 de Bandemburgo e o Concerto para dois violinos e orquestra em ré de J. S. Bach, dentre outras.









 As datas dos concertos são divulgadas no site da UNIFAL-MG e no Facebook da Camerata Theophillus, Prestigie!
http://www.unifal-mg.edu.br/portal/#

https://www.facebook.com/camerata.theophillus.3?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário