Frederick Delius (1862-1934) |
Outro compositor que estaremos apresentando pela primeira vez na Camerata é o "austríaco" Franz Schubert. Não faremos uma peça completa deste compositor, mas levaremos ao palco um dos movimentos de sua sinfonia intitulada "Trágica", o andante da Sinfonia n. 4. Que será seguido pela Romanze da Sinfonia n.4 de Robert A. Schuman, ambos movimentos lentos e extremamente melódicos, com um característico tratamento dos timbres, como se pode esperar de um compositor do período romântico. Ouça as gravações a baixo:
Apesar de ter tido uma vida curta, morrendo aos 31 anos Franz Schubert (1727-1828) nos deixou um legado de mais de seiscentas obras, marcando o final do classicismo e início do romantismo com seu estilo lírico, melódico e imaginativo, bem expresso no segundo movimento de sua Sinfonia n.4.
Ao contrário de Schubert, Robert Schumann se caracterizou como um compositor romântico desde suas primeiras obras. Influenciado por Beethoven e Schubert dentre outros, apresenta uma música extremamente poética e imaginativa, sendo neste sentido herdeiro do estilo de Schubert, e também um grande compositor de canções.
Ainda neste repertório, a Camerata apresentará a Sinfonia n.70 de Joseph. Haydn, e dois movimentos do famoso balé "O lago dos cisnes" de Tchaikovsky.
Haydn, 1732-1809 |
Tendo uma vida excepcionalmente longa, principalmente para os padrões da época, Haydn foi o principal nome do classicismo vienense. Foi mestre de grandes compositores como Mozart e Beethoven, pai da forma no classicismo, e de formações instrumentais como a orquestra sinfônica e o quarteto de cordas. Deixando uma obra imensa de mais de 700 títulos, dentre eles 108 sinfonias e 83 quartetos de cordas.
Dividida em 4 movimentos (Allegro-Andante-Minueto-Presto finale) a sinfonia n.70 é uma das poucas do compositor escrita em tom menor, e apresenta o uso característico do contraponto no moviento II (Andante) e IV (Presto finale).
No decorrer da programação deste segundo semestre o núcleo de cordas da Camerata abrirá alguns concertos com peças do período barroco como o Concerto Grosso em ré de Vivaldi, o Concerto n. 5 de Bandemburgo e o Concerto para dois violinos e orquestra em ré de J. S. Bach, dentre outras.
http://www.unifal-mg.edu.br/portal/#
https://www.facebook.com/camerata.theophillus.3?fref=ts